Comunicação e Oratória

19/09/2011 00:00

COMUNICAÇÃO E ORATÓRIA

“Comunicando com Arte e Excelência”

 

 

Público alvo:

  • Líderes e Profissionais cujas atividades exijam apresentação de projetos em público;
  • Alunos (Ensino Médio e Universitário), visando preparo e orientação para apresentação de atividades escolares (TCC), e o futuro mercado de trabalho;
  • Instituições que queiram investir em seus colaboradores, tornando-os mais efetivos na comunicação e no uso adequado de recursos audiovisuais.
  • Igrejas que desejam investir no preparo da liderança para uma comunicação mais eficiente (no púlpito, na sala de aula, etc.).

 

Objetivos:

  • Desenvolver e aperfeiçoar as técnicas de comunicação em público, possibilitando uma excelente apresentação e resultados satisfatórios;
  • Promover atividades práticas para o desenvolvimento de habilidades na arte da oratória;
  • Apresentar técnicas de preparação e exposição de palestras com uso de recursos audiovisuais (ênfase na preparação e apresentação de PowerPoint);
  • Técnicas de desinibição e exercícios específicos para vencer o medo de falar em público.

 

Principais Assuntos Abordados:

  • Princípios básicos da comunicação;
  • Qualidades essenciais do comunicador;
  • O comunicador e a motivação (pessoal e do público);
  • O medo de falar em público - como superá-lo;
  • Criando uma exposição de forma lógica. (Introdução, Desenvolvimento, Conclusão):
    • Etapa 1 = Planejando a apresentação (No laboratório);
    • Etapa 2 = Preparando o PowerPoint - (Regras básicas);
    • Etapa 3 = Fazendo a apresentação – (O grande momento);
  • Conhecendo e aplicando os vários Recursos Audiovisuais (RAVs);
  • Comunicação não verbal – expressão corporal (o corpo fala);
  • Os cuidados com a Voz;
  • Erros comuns na oratória;
  • O uso adequado do microfone;
  • Como ler em público;
  • Falar de Improviso;
  • Exercícios práticos de oratória.

 

Metodologia:

  • Aulas teóricas com utilização de recursos multimídia;
  • Aulas práticas, com simulações e exercícios;
  • Utilização de dinâmicas apropriadas para tornar o momento de aprendizagem agradável e estimular a compreensão.

 

Recursos necessários:

  • Sala ampla e adequada (Projetor Multimídia; Flip-chart).
  • Equipamento de som.