Gestão de Conflitos

17/09/2011 00:00

GESTÃO DE CONFLITOS

"Administrando relacionamentos com sabedoria e estratégia"

Público alvo:

  • Líderes interessados em conhecer e aplicar técnicas eficazes para resolução de conflitos.
  • Pastores e lideres que desejam aperfeiçoar suas habilidades para trabalhar as relações humanas na comunidade, preservando a paz e harmonia. (apagar incêndio é trabalhoso).

 

Objetivos:

  • Capacitar os participantes a enfrentar e gerenciar conflitos de modo a neutralizar os aspectos críticos, com propostas que contribuam para resultados mais eficazes.
  • Analisar o conflito na perspectiva bíblica, visando maturidade e “cultura de paz” nas comunidades cristãs.
  • Refletir sobre os fatores que dificultam as relações interpessoais.
  • Aprender a mediação de conflitos. Habilidade para negociar solução eficaz em situação de crise; Habilidades para evitar a desestruturação pelo conflito.

 

Assuntos Abordados:

  • Definição de Conflito;
  • Principais causas dos conflitos (causas e efeitos);
  • Os 5 estágios do conflito e como superá-los;
  • Efeitos positivos e negativos do conflito;
  • A Bíblia e as principais lições sobre resolução de conflitos;
  • Identificação de conflitos entre pessoas e entre equipes;
  • Administrando conflitos com sabedoria; As melhores estratégias;
  • Negociação;
  • Mediação;
  • A escalada do conflito e suas consequências quando não percebido e gerenciado;
  • Comunicação efetiva e feedback como forma de alinhar e administrar divergências nas relações interpessoais na equipe;

 

Metodologia:

  • Aulas expositivas, com utilização de recursos audiovisuais;
  • Aulas práticas, com simulações e exercícios para fixação de aprendizagem;
  • Utilização de dinâmicas para tornar a aprendizagem agradável e estimular a compreensão.

 

Recursos necessários:

  • Sala ampla e adequada (Projetor Multimídia; Flip-chart).
  • Equipamento de som.