
Desenvolvendo habilidades de liderança
Gestão de Conflitos
17/09/2011 00:00
GESTÃO DE CONFLITOS
"Administrando relacionamentos com sabedoria e estratégia"
Público alvo:
- Líderes interessados em conhecer e aplicar técnicas eficazes para resolução de conflitos.
- Pastores e lideres que desejam aperfeiçoar suas habilidades para trabalhar as relações humanas na comunidade, preservando a paz e harmonia. (apagar incêndio é trabalhoso).
Objetivos:
- Capacitar os participantes a enfrentar e gerenciar conflitos de modo a neutralizar os aspectos críticos, com propostas que contribuam para resultados mais eficazes.
- Analisar o conflito na perspectiva bíblica, visando maturidade e “cultura de paz” nas comunidades cristãs.
- Refletir sobre os fatores que dificultam as relações interpessoais.
- Aprender a mediação de conflitos. Habilidade para negociar solução eficaz em situação de crise; Habilidades para evitar a desestruturação pelo conflito.
Assuntos Abordados:
- Definição de Conflito;
- Principais causas dos conflitos (causas e efeitos);
- Os 5 estágios do conflito e como superá-los;
- Efeitos positivos e negativos do conflito;
- A Bíblia e as principais lições sobre resolução de conflitos;
- Identificação de conflitos entre pessoas e entre equipes;
- Administrando conflitos com sabedoria; As melhores estratégias;
- Negociação;
- Mediação;
- A escalada do conflito e suas consequências quando não percebido e gerenciado;
- Comunicação efetiva e feedback como forma de alinhar e administrar divergências nas relações interpessoais na equipe;
Metodologia:
- Aulas expositivas, com utilização de recursos audiovisuais;
- Aulas práticas, com simulações e exercícios para fixação de aprendizagem;
- Utilização de dinâmicas para tornar a aprendizagem agradável e estimular a compreensão.
Recursos necessários:
- Sala ampla e adequada (Projetor Multimídia; Flip-chart).
- Equipamento de som.