Fábrica de Barquinhos

08/10/2011 00:00

 

Nome:

Fábrica de Barquinhos

 

Objetivo:

Refletir sobre a comunicação e o trabalho em equipe e reforçar que quando a comunicação e o relacionamento interpessoal falham, a equipe não funciona.

 

Duração:

 

 

Material:

Revistas usadas.

 

Desenvolvimento:

15 a 25 participantes

  1. O facilitador divide a turma em grupos de aproximadamente cinco participantes. Em cada grupo, um participante exercerá o papel de líder.
  2. O facilitador conduz os líderes para fora da sala, orientando-os que o papel deles será o de motivar a equipe para produzir em larga escala, observando a qualidade, quantidade e criatividade.
  3. Informa-se aos líderes que uma empresa que trabalha com produtos náuticos, realizará um grande evento para o qual todos os clientes serão convidados. Esta empresa deseja comprar barquinhos para presentear os filhos desses clientes e fez uma encomenda de barquinhos que deverão ser entregues no prazo de 10 dias (equivalentes a 10 minutos durante a dinâmica).
  4. Cada grupo representará uma empresa. Enquanto os líderes estão fora da sala os participantes deverão ser informados sobre os seus papéis, recebendo a mesma orientação sobre o pedido feito pela empresa e sobre os critérios exigidos que serão: Quantidade, qualidade e acabamento dos produtos, cumprimento do prazo e criatividade.
  5. Os líderes não saberão que existem papéis divergentes em seus grupos.
    Os papéis assumidos serão:
    1. Responsável, faz muitos barcos.
    2. Preguiçoso, não faz nada.
    3. Critico, faz poucos barcos, critica os outros barcos e tenta desmanchá-los.
    4. Gozador, conta piadas e produz pouquíssimo.

 

  1. Os papéis acima deverão existir em cada um dos grupos. Assim se houverem cinco grupos existirão, por exemplo, cinco preguiçosos.
  2. Inicialmente distribui-se uma folha de revista para cada participante e fabrica-se um barquinho de papel juntamente com eles.
  3. Em seguida formam-se os grupos e distribuem-se duas revistas para cada um.
  4.  Marcam-se 10 minutos e inicia-se a atividade.
  5. Concluídos os 10 minutos, o facilitador orienta-os para montar sua vitrine para receber o cliente.
  6. O cliente chega para visitar as empresas e dialogará com o gerente e equipe sobre a linha de produção (quantidade), qualidade e acabamento dos produtos, preço, cumprimento do prazo e criatividade.
  7. Após isso ele revelará as notas que obtiveram em cada item e definirá de quem comprará a produção.
    Critérios para avaliação
  1. Qualidade e acabamento do produto: 30 pontos
  2. Quantidade: 20 pontos
  3. Criatividade: 20 pontos
  4. Prazo: 30 pontos

Processamento

  • Explorar os sentimentos vivenciados;
  • Refletir sobre os papéis assumidos e fazer uma analogia com o trabalho em equipe;
  • Discutir sobre o papel da liderança, habilidade na negociação, preços, etc.;
  • Explorar a importância da comunicação, cooperação, planejamento, motivação, etc;
  • Conduzir o grupo a uma discussão do porque as fictícias empresas não obtiveram o resultado desejado.