O Desafio de Competir com Cavalos - Jeremias 12.1-5

15/09/2011 00:00

Emprestei alguns pensamentos de Eugene Peterson, autor de “Corra com os Cavalos”, um livro baseado na vida do profeta Jeremias. A linguagem, a narrativa, a forma como os temas foram abordados me encantaram muito, embora minha admiração pela história de vida do profeta já venha de muito tempo.

         É assim mesmo! Nós nos identificamos com pessoas, aprendemos com elas e, muitas vezes, de forma natural, as inserimos em nosso repertório de referenciais para a vida. Jeremias se tornou um referencial para a minha vida e ministério pastoral.

        Na verdade, temos que admitir que as referências que escolhemos para nossa existência neste mundo podem nos levar a uma vida de muita qualidade ou estar muito perto da mediocridade. E, uma das razões que tornam a vida das pessoas destemperadas pode ser a falta de referências. Ou seja, não encontramos muitos modelos nos quais podemos nos espelhar, aprender, seguir e copiar os seus feitos.

         Por outro lado, como cristãos, nos espelhamos na Bíblia como nosso maior referencial, e buscamos nela estes modelos de vida excelente. Mas, também as Escrituras Sagradas não nos oferecem modelos de “super-heróis”, como muitas vezes imaginamos e esperamos. Os personagens são homens e mulheres simples, seres imperfeitos, que na trajetória de suas vidas tiveram experiências e comportamentos negativos. Abraão mentiu, Moisés assassinou, Davi adulterou, etc. E, perceba que estes registros não depõem contra o texto sagrado e muito menos contra os personagens. Na verdade, entendemos que Deus não está interessando em apresentar-nos “super-heróis”, mas em destacar, principalmente, o Seu cuidado, e a maneira como Ele trabalha no coração dos seus filhos. Quando percebemos esta relação de Deus com o homem, entendemos melhor como viver focado em Deus, o que nos ajuda também a mudar de uma vida medíocre (aquele que vive na média) para uma vida que faça sentido e valha a pena ser vivida.

        O profeta Jeremias nos ensina como viver uma vida acima da mediocridade. Nos ensina, e desafia também, a vivermos no meio das tempestades sem deixar a casa cair (sem deixar o guarda chuva virar do avesso). O Profeta é um exemplo de busca do melhor. Para ele não existe o mais ou menos. E cada um de nós deve ser exigido no seu melhor. Não podemos nos conformar com o trivial, com o “tá bom assim”. Qual é o seu melhor? Esse é o máximo da sua capacidade? Tem certeza?

        Jeremias estava vivendo num tempo muito difícil, de grande perseguição e exílio. Suas forças, como de qualquer ser humano que é exigido demais, estavam em decadência. Suas prisões, ameaças de morte, crises as mais diversas, pareciam estar conduzindo um homem ao túmulo, mais cedo que se esperava. Então ele decide procurar o autor de toda a sua trajetória de vida e dialogar aberta e sinceramente. Veja a seqüência deste diálogo:

        Primeiramente, Jeremias convidou Deus para discutir sobre alguns assuntos que o incomodavam. E iniciou logo fazendo algumas reclamações e questionamentos (v. 1 e 2). Veja que aprendizado. Muitas vezes, quando vamos a Deus para conversar, tratamos de trivialidades e deixamos de lado as questões que mais nos incomodam. Como se Deus não soubesse das realidades que mais nos inquietam!

Na seqüência, Jeremias tratou logo de abrir o jogo. Parece que o conceito de justiça de Deus estava um pouco diferente de sua própria visão. Ele comparou a prosperidade do ímpio (v.1) com suas atitudes e comportamentos de integridade, e os resultados aparentemente injustos (v.3).

        Mas, como toda oração recebe resposta, pare agora Jeremias, e ouça o que Deus tem a dizer sobre o assunto. O verso 5 é uma resposta aparentemente fora de contexto. Deus não entrou muito na questão levantada por Jeremias, mas pelo que mais interessava. Diz ao profeta que ele ainda não viu nada. Que suas forças e energias ainda não atingiram os limites, que sua capacidade é ainda maior do que ele pensa. A vida está difícil e a tendência é desistir no primeiro embate. Mas Deus está dizendo que há muito mais para ser experimentado, e o desafio é exercitar ainda mais os músculos porque eles serão exigidos no seu limite.

        As respostas que esperamos diante de questionamentos como os do profeta é que Deus prometa livrar-nos dos problemas, levar-nos a um lugar que tenha a aparência de um pequeno paraíso. É como se disséssemos a ele que se livrar-nos de todos os problemas e dificuldades, nos tornaremos os servos mais felizes da face da terra.

        Deus está respondendo ao profeta, e a você também, que se prepare e se disponha, porque o que ele deseja fazer na sua vida não tem nada a ver com esta vida medíocre com que a sociedade está se acostumando. Jeremias foi chamado para dar o seu melhor. E você também!

        A resposta de Deus a Jeremias está ligada ao momento de sua vocação, no capítulo primeiro. Deus prometeu que estaria com ele e colocaria as palavras em sua boca. E, sejam quais forem as dificuldades que tenha que passar, esta verdade precisa ser relembrada.

        O desfio de Deus para uma vida excelente é: Prepare-se para correr com cavalos!

        A Escolha é sua! Deus disse a Jeremias: Não desista! Você é capaz, eu estou lhe dando a minha força. Eu sei que está difícil. Há muita dor, sofrimento, perseguição, tempestades. Mas não faça disso a razão para uma vida sem sentido, derrotada, mas levante-se e continue. Há muito mais para acontecer.

        O mesmo Eugene Peterson, autor já mencionado, de quem emprestei muitas das palavras aqui, em determinado momento nos lembra que a pergunta de Deus a Jeremias, e a cada um de nós é: “Você vai andar no ritmo da multidão (na média), ou quer correr com os cavalos? Qual é a sua resposta?”

Com carinho

Edison Zemuner