Desafio das Cores

13/02/2012 00:00

 

Nome:

Desafio das cores

Objetivo:

Promover maior conhecimento de si e do grupo. Desenvolver a capacidade de reconhecer qualidades e valores em si e nos outros.

Duração:

 

Material:

Gravador. CD com músicas tranqüilas. Papel com o exercício de auto avaliação. Papel nas cores verde, vermelho, amarelo, azul e branco.

Desenvolvimento:

Frase: “Não existe em lugar nenhum do planeta, alguém que não tenha nada a

oferecer ou nada a receber.”

1-Texto de Sensibilização:

Reconhecer os valores e o potencial das pessoas à nossa volta é o ponto de partida para o estabelecimento da confiança nas relações interpessoais. Todos gostamos de nos sentir qualificados. É mais fácil ver as qualidades nos outros quando descobrimos nosso potencial, nossa força. No desafio das cores convidamos cada um a identificar seu mapa pessoal de qualificação a partir de uma viagem pelos caminhos das cores. O ser humano pode ser comparado ao arco-íris, cheio de riquezas e potencialidades. Às vezes, não conseguimos expressá-las. Nosso meio ambiente faz-nos esquecer o que somos e o que temos.

2-O Facilitador distribui as folhas e solicita que cada um preencha o exercício de auto-avaliação.

9- Exercício de auto-avaliação:

Marque pontos de 01 à 04, de acordo com a escala:

1- raramente 2- algumas vezes 3- Freqüentemente 4- sempre

Comportamento, reações, atitudes e ações que normalmente apresento:

Verde

( ) Ousadia

( ) Inovação

Vermelho

( ) Paixão

( ) Emoção

Amarelo

( ) Energia

( ) Radiância

( ) Espontaneidade ( ) Explosão ( ) Calor

( ) Criatividade ( ) Afetividade ( ) Positivismo

( ) Flexibilidade ( ) Sensibilidade ( ) Animação

( ) Ludicidade ( ) Carinho ( ) Entusiasmo

Total: Total: Total:

Azul

( ) Organização

( ) Minúcia

( ) Boa Memória

( ) Realização do que foi planejado

( ) Capacidade de síntese

( ) Facilidade para administrar

Total:

Branco

( ) Tranqüilidade

( ) Paz

( ) Imparcialidade

( ) Negociação

( ) Docilidade

( ) Mediação

Total:

 

AVALIAÇÃO FINAL:

Minha cor positiva mais marcante (onde somei mais pontos): ................................

A cor que preciso desenvolver mais (onde somei menos pontos): ..........................

PROSSEGUINDO...:

10- Cada participante pega uma folha na cor identificada na auto avaliação como sua cor positiva mais marcante.

11- Em seguida, cada um escolhe duas cores, uma para o colega da direita, e outra para o colega da esquerda, conforme a cor positiva mais marcante que identifica em cada um. A cor escolhida será colada na cadeira, atrás do participante.

12- Cada participante apresenta sua cor positiva mais marcante, e depois compara-a com as outras cores que lhe foram dadas pelos colegas.

13- Comentários: Cada um expressa o que achou da dinâmica:

Gostou? Sentiu alguma dificuldade, por que? Qual foi o objetivo da dinâmica?