Conflitos no Casamento

21/09/2011 00:00

CONFLITOS NO CASAMENTO - Soluções Bíblicas para a Paz no Lar

Efésios 5.22 - 33

 

    Temos observado em todos os seguimentos da vida - família, - trabalho - igreja, situações de conflitos. Uns menores, quase imperceptíveis, outros tão gigantes, que parecem nos tirar a paz e alegria de viver. Assistimos a desestruturação da família pelos conflitos, desentendimentos, brigas, violência, etc.

    Não podemos assegurar que temos a fórmula para solucionar todas as crises nos relacionamentos humanos. Mas podemos nos esforçar para diminuí-los encontrando caminhos de paz.

    Nesta meditação, vamos nos referir especificamente ao casal, marido e mulher, no seu relacionamento conjugal. E há muito que se descobrir e avaliar, pois as estatísticas mostram um aumento significativo no numero de divórcios. Resultado de crises no casamento. Vou pedir que você pare um pouco e faça uma avaliação no seu relacionamento conjugal (esposa e esposa). Procure estabelecer um percentual para cada extremo dos relacionamentos:

  • Alegria (__%)        X     Tristeza (__%)
  • Harmonia (__%)    X     Instabilidade (__%)
  • Solidez (__%)       X     Fragilidade (__%)

 

    De que lado pesou mais a balança? Embora pareça simples, se você fez essa avaliação, talvez possa dizer se seu casamento vai bem ou está precisando de cuidados ou mesmo ser restaurado por Deus.

Os conflitos entre casais seriam menores se compreendêssemos o que a Bíblia nos ensina: “Maridos amem suas esposas, esposas, respeitem seus maridos”. Baseado no texto básico sugerido acima, vamos ver alguns deveres do homem e da mulher no relacionamento conjugal:

Efésios 5.22 a 24: Paulo sugere que as mulheres sejam submissas aos seus maridos. No entanto, entender essa submissão de forma errada pode comprometer a liberdade e a razão de ser da mulher. Os judeus excluíam a mulher das suas celebrações. Quando os discípulos de Jesus se aproximaram e o viram conversando com uma mulher samaritana, ficaram espantados porque não era uma situação comum (João 4.27). Jesus parece valorizar e colocar a mulher no seu devido lugar. Se quisermos entender a submissão de forma correta, temos que prestar atenção à segunda parte do verso 22, onde o pedido é para uma submissão ao marido  “...como ao Senhor”. O segredo é que não são os maridos que estabelecem regras de submissão, e quando o fazem, muitas vezes, se tornam carrascos do lar. Mas a submissão da mulher passa pela orientação de Jesus. E isso faz muita diferença.

Temos um princípio de submissão, em que o marido se submete a Cristo, e a esposa se submete ao seu marido, que naturalmente será levada a submeter-se a Cristo pela posição em que se encontra seu marido. Se o marido está diante de Cristo e tem por base a orientação Dele para a vida no lar, a esposa se sentirá segura e confiante na posição de submissão.

Efésios 5.25-30: Paulo sugere que os maridos amem suas esposas. Desejar uma esposa submissa e não amá-la não é Bíblico. Um lar assim não pode subsistir. Maridos que amam suas esposas e expressam esse amor em atitudes, evitam os conflitos no lar. Ele tem uma esposa dedicada e “biblicamente” submissa. Mas, a expressão desse amor do marido pela esposa tem um adendo ainda mais comprometedor. Não é um amor apenas de palavras, mas Paulo refere-se a esse amor como o amor de Jesus pela igreja. E, que amor foi esse? Sacrificial! Entrega total! Amor incondicional! Você é capaz de expressar esse tipo de amor por sua esposa?

               

    Se a compreensão desta comparação se torna muito elevada, Paulo oferece outra figura: A do corpo. No verso 28, ele sugere que o marido deve amar sua esposa como ama seu próprio corpo. Em geral, o homem gosta de si mesmo e zela por seu corpo. Deveria então transferir este amor zeloso que tem por si mesmo para sua esposa. Essas atitudes podem diminuir muitos dos conflitos existentes nos relacionamentos conjugais. O resumo de tudo isso é simples: Paulo está dizendo enfaticamente: “Marido, ame sua esposa / Esposa respeite o seu marido”.

    Como está o termômetro do seu relacionamento conjugal? Você deseja viver um relacionamento conforme Jesus ensinou? Apresente sua vida diante dele e admita suas falhas, peça ajuda e recomece.

 

Com carinho,

Edison Zemuner