A vida da comunidade primitiva (Atos 2.42-47)

11/10/2011 00:00

A VIDA DA COMUNIDADE PRIMITIVA - ATOS 2.42-47

 

Atos dos Apóstolos narra a história da “nossa igreja”, porque foi ali, naquele momento descrito por Lucas nos primeiros capítulos, que ela teve seu início. É importante essa atenção ao nascimento da igreja, conforme Jesus a idealizou, para não corrermos o risco de errarmos o alvo ao construí-la hoje.

Relembrando os acontecimentos de forma resumida, temos que Jesus cumpriu seu ministério terreno, morreu e ressuscitou, permanecendo ainda, alguns dias entre seus discípulos. Após sua ascensão, a pequena comunidade se reuniu para aguardar a promessa de revestimento com o Espírito Santo. Esta promessa se cumpriu. O Espírito Santo desceu, habilitando-os também para fazer aquilo para o que a igreja foi chamada: “ser testemunha”.

Avançando na história, olhamos para o cotidiano da igreja nascente. No capítulo dois de Atos, diante da dúvida da multidão sobre o que acontecia no momento da manifestação do Espírito, Pedro procurou mostrar que não se tratava de embriaguez, e fez um dos discursos evangelizadores de maior impacto na história, resultando numa conversão em massa.

LIÇÃO IMPORTANTE: A igreja que tem o Espírito Santo, testemunha e impacta a sociedade ao redor.

A nova vida na comunidade de Jesus: Após o discurso, perguntaram a Pedro o que deveriam fazer. E a resposta foi objetiva, tornando-se um divisor de águas entre o antes e depois do Batismo com o Espírito Santo, o antes e depois de ouvir a Palavra de Deus. Você tem que decidir se fica do lado da multidão que apenas ouve o discurso, ou se passa para o lado de dentro da nova comunidade de Jesus, que ouviu e decidiu experimentar a vida no Espírito.

Essa nova comunidade, baseada nos ensinamentos dos apóstolos, que por sua vez, aprendeu diretamente de Jesus, decidiu experimentar ser a igreja de Jesus Cristo. Ela possuia, ou deveria possuir, um estilo de vida distintivo que atrai pessoas para dentro. Quais são esses diferenciais?

  1. DOUTRINA (Ensino dos apóstolos): Era o início da formatação de uma doutrina segura e distintiva para a igreja cristã. Tentativa de resguardar a fé cristã de qualquer contaminação com as heresias.
  2. UNIDADE (Comunhão): Uma nova comunidade alicerçada na fé em Jesus é capaz de viver em harmonia, mesmo diante das adversidades.  Jesus disse que se formos um, o mundo verá Cristo em nós.
  3. REUNIÃO (Partiam o pão em suas casas): Símbolo externo da unidade da igreja e testemunho da presença de Jesus. É ter prazer em estar com o outro, celebrar com ele.
  4. SOLIDARIEDADE (Tinham tudo em comum): É a extinção do egoísmo e a celebração do altruísmo.
  5. SIMPATIA (Contavam com a simpatia do povo): Por isso, atraiam para dentro, a partir do testemunho da comunidade (dia a dia o Senhor acrescentava...). Parece que não havia esforço da comunidade para atrair os de fora. Apenas viviam como igreja de verdade!

 

LIÇÃO IMPORTANTE: Quando passamos da crise de convivência para a harmonia da vida em comunidade, declaramos, em silêncio, que de fato, o Espírito Santo está em nós.

 

Alguns questionamentos:

  • Se a paz e harmonia na comunidade são provas de que o Espírito Santo está em nós, como avaliamos a nossa vida comunitária hoje?
  • Se a presença do Espírito Santo nos envia ao testemunho, e por ele o mundo passa a crer em Jesus, como as pessoas estão nos vendo? E, como as pessoas estão vendo Jesus?
  • Convido a igreja para uma reflexão profunda, e uma decisão importante de entrega, consagração e oração. Um despertar em busca da igreja dos sonhos de Jesus.
  • Cada cristão deveria fazer a seguinte pergunta: De que maneira posso contribuir para que minha igreja experimente essas características essenciais: DOUTRINA, UNIDADE, REUNIÃO, SOLIDARIEDADE, SIMPATIA?

 

 

Pr. Edison Zemuner